sábado, 10 de maio de 2008

A Arte no Neolítico

ARTE NEOLÍTICA


Neste período (Idade da Pedra Polida) o homem deixa a organização primária de bandos errantes de caçadores para ingressar num tipo de vida mais complexo dos povos sedentários, aproximando-se gradativamente do estágio das vastas organizações sociais, das quais nasceriam os primeiros Estados.

Os monumentos mais importantes e característicos da arquitetura neolítica foram as construções palafíticas e as megalíticas. As construções palafíticas são habitações rústicas de madeira, reunidas em verdadeiras cidades erguidas sobre pilotis, estacas resistentes e profundamente enterradas no fundo dos lagos ou às margens de rios, em várias regiões da terra.

Os monumentos megalíticos são enormes construções de pedra toscamente lavrada, que assumem formas e disposições diversas e recebem denominações de menir, alinhamento, cromleques e dolmen.

No Neolítico decrescem as atividades dos escultores e pintores, desenvolvendo-se bastante as dos ceramistas. agora o escultor sabe cozinhar a argila, surgindo os vasos com motivos geométricos. Foram encontradas peças na Romênia e Hungria.

Os escultores depois de executarem com esmero o trabalho de lascar a pedra, poliam-na com atrito sobre uma camada de areia molhada, contra pedras mais resistentes. O trabalho de polimento assume escala industrial com a produção em série de facas, raspadores, machados e ponta de flechas, que seriam comercializados, trocados por outros artefatos ou produtos naturais.

A pintura no Neolítico torna-se mais decorativa. Observa-se uma completa revolução estilística, a primeira verificada na arte, onde os pintores abandonam o realismo figurativo do paleolítico e tendem agora a simplificar, esquematizar, geometrizar, substituindo, muitas vezes, as imagens visuais por símbolos e signos. Chegam, destarte, às formas abstratas.

Nenhum comentário: